Avançar para o conteúdo principal

Filha, finais felizes são reais!

O mundo do amor tem perdido a cor, a vida e a emoção. Nossos olhos pouco enxergam a pureza do sentimento devido a sujeira trazida pelos maus amantes, mas nem tudo está perdido. O teu príncipe não chegou de cavalo branco e não é encantado tal como prometi, mas nada disso o torna mitomaníaco. O meu veio a pé e descalço, hoje sou a mulher mais feliz do mundo.

Filha, a verdade é que casamento não é só um vestido de noiva exuberante ou um véu de seis metros, é uma escolha que fazemos e que de antemão já exige uma reflexão profunda. É complexo, é um exercício que deves fazer com dedicação e muita vontade, pois não é fácil conviver com os defeitos dos outros quando as vezes nem os nossos conseguimos suportar… não é fácil abdicar da nossa liberdade psicológica quando parte de nós ainda beija a libertinagem. Não é à toa que eu, tua mãe, implorei que pensasses muito bem antes de tomar qualquer decisão, quero o melhor para ti e que não te faltem motivos para sorrir todos os dias.

Querer não é suficiente, eu sei que tu és um exemplo de mulher, mas é que vocês jovens sempre agem com a cabeça do amor, iniciam a viagem sem saber para onde vão e se realmente querem ir. Continua a ser um bom exemplo para os teus irmãos como eu fui para os meus, aconteceu muito cedo, não sabia o que estava a fazer, mas casei e soube amar desde o primeiro dia esse homem que me preenche de todas as maneiras possíveis. Confesso que as vezes sinto um pouco de saudades minhas e da mulher depravada que um dia fui, mas se pudesse voltar no tempo faria tudo de novo. Eu conheci o amor, vivo esse amor e com ardência no coração afirmo veemente que finais felizes são reais.

Nessa nova jornada que pretendes embarcar filha, devo dizer-te que por muito irás passar e várias vezes terás vontade de desistir, então procura lembrar-te todos os dias que deves manter viva essa menina mulher que mora em ti independentemente do momento que estejas a viver, pois é ela quem te fará encarar todos os obstáculos com leveza e doçura no coração. Claro, respeitando sempre o teu estado emocional (namoro, noivado, casamento, seja o que for).

Tens toda razão quando dizes que todos nós olhamos para trás e percebemos o quão feliz já fomos, mas entenda que a busca pela felicidade é como andar de bicicleta: depois de algum tempo sem montá-la, achamos que será impossível mantê-la direita e pedalar, mas basta dar “dois passinhos” que o nosso corpo reconhece e cede. Tudo volta filha… tudo volta! Eu percebo ao longo dos anos foste testemunha de muitos amores fracassados, mas não é nisso que te deves basear. Não pares de pedalar meu tesouro, até mesmo quando te faltarem forças, porque tu queres isso, tu queres essa união e nem todo mundo vai concordar. Mas, não é com todo mundo que irás casar.

Quando te falo em pedalar, não peço que o faças por ele, mas por ti, porque em ti só brota amor. Assegura-te que entras feliz nessa união e chama-o para acrescentar-te amor, pois esse é o tipo de doce que pode provocar diabetes e ninguém ficará adoentado. Algumas vezes farás das tripas coração, ele há de precisar que o confortes ou que cantes em tons ridículos de Maria Gadú… nesses momentos, ama-o mais. Com isso, peço que por ti também permitas ser celebrada, desejada. 

Sê paciente, ele vai-se irritar em certos momentos, vai agir sem pensar e o amor vai parecer estar a acabar, quando assim for, acalma-te e lembra-te da razão por que começaste a pedalar. Quando menos esperares tudo se vai asserenar porque o teu coração sempre será dele. 

Não tenhas medo de embarcar, o medo deixa-nos fracos e cegos. Tu não és só um rosto bonito filha, és luz Fernanda, és vida, és amor e estás pronta para isto.

Vamos?

Escrito por: Sheila Faiane e Celvicta Munguambe

Para: Fernada Rohomodja



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Memória e Reminiscência (lembrar e recordar)

Memórias, fragmentos de um tempo que se desfez com os ventos do passado, mas que permitiu-se deixar rastos para que de tudo um pouco eu carregasse no futuro. Memórias das trafulhices deixadas na infância, dos beijos mal beijados, dos “eu te amo” ditos em vão... memórias de um “eu”, que quisera eu ter ensinado que o mundo é mais fácil quando nos permitimos mais, quando amamos mais, quando queremos mais. Não existe um manual para vida. Talvez um Manuel! Então, eu me aconselharia a ouvir mais, deixar-me-ia envolver por cada palavra daqueles que em minha estúpida inocência um dia chamei intrometidos – os donos da razão, papá e mamã! Pois eles sabiam, eles sabiam e tudo que eu fiz foi fechar os meus ouvidos e fingir que era adulta o suficiente para não seguir seus mandamentos. Saudades, saudades do tempo em que a minha única preocupação era acordar e tentar ser feliz, ser sem noção sem me preocupar com o amanhã, pois o amanhã era apenas mais um dia. Mas ao mesmo tempo, ainda sinto

V A L É R I A

Meu nome é Valeria, tenho 30 anos, hoje afirmo veementemente que sou uma ex-prostituta e não tenho vergonha disso. Minha história não difere muito das outras, entrei nessa vida por opção e não por estar somente a passar por dificuldades. Sempre gostei de vida fácil, sei lá, desde criança que me puseram na cabeça que eu merecia um homem rico e que não precisava trabalhar – por conta da minha beleza e do meu corpo. Tudo começou quando me expus ao sexo pela primeira vez aos 15 anos, quando descobri que poderia ter tudo que quisesse, era só uma questão de dar uns minutinhos de prazer. Já perdi a conta de quantas vezes fui para cama com homens bem mais velhos, eles queriam-me a tempo inteiro e faziam de tudo por mim; tanto que hoje tenho carros, casas e sou feliz. Bem, feliz até ao momento que em que o candeeiro se apaga e fico à sós com a minha consciência, procurando o auxílio da ciência para tentar entender que força é essa que não me deixa entrar na abstinência de matar-me

Para Sempre Submissa

- Eu sei que ele me ama. Eu sei que ele me ama. Tenho certeza que é amor”  –  Repito vezes sem conta enquanto ele se prepara para dar-me mais uma bofetada. Nossa relação é assim, uma mistura de amor e ódio, mas damo-nos super bem do nosso jeito doce e picante.  Hoje ele acordou bem disposto e manso.  Fizemos amor como já não fazíamos há muito tempo, foi como na nossa primeira vez, gostoso e intenso. Milagrosamente tivemos uma manhã tranquila, tomamos banho juntos e ele até levou-me ao trabalho.  Durante o dia fomos trocando mensagens carinhosas com doces dizeres e muitas outras coisas que eu não sabia que ele ainda era capaz de falar. Quando eu menos esperava, chegou na minha sala um enorme buquê de dálias vermelhas (depois de tantos anos ele ainda sabia que eu amava dálias), fiquei eufórica, não me contive e mandei logo uma mensagem a agradecer pelo gesto. 1, 2, 3 horas se passaram e ele não disse mais nada. Quando chegou a minha hora de ir para casa, achei melhor