Avançar para o conteúdo principal

Encarcerada


Estou num lugar escuro, oco e desagradável, minha vida tomou um rumo inesperado. Poderia ter me escondido ou deixado que a outra ficasse com a culpa, mas vim aqui de livre e espontânea vontade. Enfim, estou neste buraco há 2 anos e até hoje não consigo ter “bolas” para dar espaço ao arrependimento. Será que deveria?! De qualquer forma, eles já afirmaram veementemente que eu sou culpada e condenaram-me a uma eternidade de sossego e paz que tanto precisava. Ainda que chamem de castigo, sei que agora posso realmente descansar.

Casei-me muito cedo, com apenas 15 anos. Por conta da minha curiosidade, engravidei e os meus pais obrigaram-me a juntar os laços com aquele homem que eu mal conhecia. Eu vinha de uma família que exalava pobreza e ele, bem... ele não era rico, mas também não conhecia a fome do mesmo jeito que eu. Éramos um casal patético, ele só tinha 18 anos e nenhuma bagagem para preencher o vazio da minha mente. Embora não fosse das mais inteligentes, decidi por nós que ele iria voltar à escola, eu tomaria conta da casa, do nosso filho e do nosso pequeno negócio para que pudéssemos ter o mínimo (embora os pais dele ajudassem com o “pouco” que tinham). 

Na minha cabeça aquilo parecia fácil, mas na prática era um sufoco, porque mesmo depois de realizar as minhas tarefas, tinha de o satisfazer também. Nos primeiros meses eu me entregava por puro gosto, não entendia nada sobre sexo e dava-me por satisfeita com o que recebia.  Contudo, a minha rotina começou a dar cabo de mim e eu passava a vida engolida pelo cansaço. Havia dias em que eu simplesmente apagava, mas acordava muito mais dolorida e mergulhada em fluídos. 

Ao acordar eu perguntava o porquê da insistência se ele poderia esperar o amanhecer. A única resposta que eu recebia vinha carregada de insultos. Com o tempo ele tornou-se um homem violento, batia em mim por não ter forças de o servir entre quatro paredes e de castigo enfiava objectos estranhos dentro de mim, e deixava bem claro que eu só estava ali para o satisfazer. Anos depois vim descobrir que já não posso ter filhos por conta dos coitos forçados e da agressão física que sofria sem saber porquê.

O tempo passou e nada melhorou na nossa relação. No entanto, com o meu suor, ele terminou a faculdade e graças a Deus (ou não), ele conseguiu um emprego muito bom na Capital. Ficamos eufóricos, por um segundo acreditei que ainda existia amor e celebramos a nossa primeira vitória. Prontifiquei-me a fazer as nossas sacolas, para que juntos embarcássemos nessa nova viagem, mas ele disse que seria melhor se fosse organizar tudo sozinho para que não vivêssemos no mesmo aperto. Como sempre, anuí e fiquei quieta, respeitei as decisões do meu marido.

Estamos a falar de um homem inteligente que viu sua vida dar uma virada, deixou sua mulher e filho em Funhalouro e partiu para a Capital alegando que ia atrás do melhor para todos nós. Estamos a falar do homem que desapareceu por 5 anos, regressou a Funhalouro casado com uma branca e com 3 filhos mestiços. Estamos a falar do homem que não teve o discernimento de escondê-los. Estamos a falar do homem que esfregou na minha cara que aquela mulher o tinha transformado. Estamos a falar do homem que me disse sem filtros que aquela era a grande mulher que existia por trás do grande homem que saiu do nada e venceu todas as suas batalhas sem precisar de ajuda. Estamos a falar de um fabulista!

Fiquei revoltada, fiquei enraivecida e descobri em mim uma mulher que eu não sabia que existia. Por seis noites tratei-os como verdadeiros príncipes estrangeiros, alberguei-os na minha casa, cedi o meu quarto e mandei o meu menino para a casa dos avós (o que o deixou um pouco insatisfeito, pois estava bastante emocionado pelo facto de ter irmãos... de outra cor). Foram noites duras para mim e a Zabelane que um dia encontrou amor naquele homem, morreu quando finalmente decidiu tomar uma atitude. 

Na sétima noite eu não consegui me conter mais e antes que me acobardasse eu fiz, eu fiz e não me arrependo. Nós juramos perante Deus que ficaríamos juntos até que a morte nos separasse, ele foi e eu fiquei com as minhas mãos ensanguentadas. Não fugi, apenas pedi perdão ao meu filho, aos meus pais por me ter excedido e cedido a minha impaciência, e perdoei-me também. Vi incompreensão nos seus olhares, vi tristeza e medo, mas eu não me importei, apenas despedi e implorei que cuidassem um dos outros.

Hoje, escrevo-vos a partir do Estabelecimento Penitenciário Provincial de Gaza, no único lugar onde ninguém se importa com o que fiz ou deixei de fazer. Contudo, aos olhos do mundo eu sou “a criminosa”, ninguém me entende e nem espero que o façam, mas ninguém esteve lá. Enfim, hoje é dia de visita, tal como todas as quartas-feiras, coloco-me bonita na esperança de que o meu filho um dia venha me visitar, espero que seja hoje… hoje é meu aniversário.

Escrito por: Sheila Faiane


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Memória e Reminiscência (lembrar e recordar)

Memórias, fragmentos de um tempo que se desfez com os ventos do passado, mas que permitiu-se deixar rastos para que de tudo um pouco eu carregasse no futuro. Memórias das trafulhices deixadas na infância, dos beijos mal beijados, dos “eu te amo” ditos em vão... memórias de um “eu”, que quisera eu ter ensinado que o mundo é mais fácil quando nos permitimos mais, quando amamos mais, quando queremos mais. Não existe um manual para vida. Talvez um Manuel! Então, eu me aconselharia a ouvir mais, deixar-me-ia envolver por cada palavra daqueles que em minha estúpida inocência um dia chamei intrometidos – os donos da razão, papá e mamã! Pois eles sabiam, eles sabiam e tudo que eu fiz foi fechar os meus ouvidos e fingir que era adulta o suficiente para não seguir seus mandamentos. Saudades, saudades do tempo em que a minha única preocupação era acordar e tentar ser feliz, ser sem noção sem me preocupar com o amanhã, pois o amanhã era apenas mais um dia. Mas ao mesmo tempo, ainda sinto

V A L É R I A

Meu nome é Valeria, tenho 30 anos, hoje afirmo veementemente que sou uma ex-prostituta e não tenho vergonha disso. Minha história não difere muito das outras, entrei nessa vida por opção e não por estar somente a passar por dificuldades. Sempre gostei de vida fácil, sei lá, desde criança que me puseram na cabeça que eu merecia um homem rico e que não precisava trabalhar – por conta da minha beleza e do meu corpo. Tudo começou quando me expus ao sexo pela primeira vez aos 15 anos, quando descobri que poderia ter tudo que quisesse, era só uma questão de dar uns minutinhos de prazer. Já perdi a conta de quantas vezes fui para cama com homens bem mais velhos, eles queriam-me a tempo inteiro e faziam de tudo por mim; tanto que hoje tenho carros, casas e sou feliz. Bem, feliz até ao momento que em que o candeeiro se apaga e fico à sós com a minha consciência, procurando o auxílio da ciência para tentar entender que força é essa que não me deixa entrar na abstinência de matar-me

Para Sempre Submissa

- Eu sei que ele me ama. Eu sei que ele me ama. Tenho certeza que é amor”  –  Repito vezes sem conta enquanto ele se prepara para dar-me mais uma bofetada. Nossa relação é assim, uma mistura de amor e ódio, mas damo-nos super bem do nosso jeito doce e picante.  Hoje ele acordou bem disposto e manso.  Fizemos amor como já não fazíamos há muito tempo, foi como na nossa primeira vez, gostoso e intenso. Milagrosamente tivemos uma manhã tranquila, tomamos banho juntos e ele até levou-me ao trabalho.  Durante o dia fomos trocando mensagens carinhosas com doces dizeres e muitas outras coisas que eu não sabia que ele ainda era capaz de falar. Quando eu menos esperava, chegou na minha sala um enorme buquê de dálias vermelhas (depois de tantos anos ele ainda sabia que eu amava dálias), fiquei eufórica, não me contive e mandei logo uma mensagem a agradecer pelo gesto. 1, 2, 3 horas se passaram e ele não disse mais nada. Quando chegou a minha hora de ir para casa, achei melhor