Avançar para o conteúdo principal

Eu, a Anorética!



Espelho meu, espelho meu, existe mulher mais gorda que eu? E em minha mente ainda escuto: “Não, somente tu!”.

Desde pequena que a minha massa corporal esteve mais para lá do que para cá. Os espelhos e as pessoas faziam questão de mostrar-me o quão avantajada eu era e que eu jamais seria feliz vestindo aquela pele. Quando comecei a estudar apelidaram-me “Bujão” e assim foi por muitos e longos anos. No princípio eu fingia que não me importava, mas a medida que fui crescendo comecei a sentir as palavras com maior intensidade. 

Aos 14 anos, começaram as mudanças mais notáveis: tinha uma altura maravilhosa, seios redondos e enormes, mas a minha cintura e a bunda eram quase inexistentes, meus braços eram demasiadamente desproporcionais ao resto do meu corpo e nessa altura o meu apelido passou a ser “Johnny Bravo”. Só para completar o kit de “Betty Feia”, virei míope e refém de um par de fundos de garrafa. Foi um dos períodos mais terríveis da minha adolescência, pois eu queria ser como as outras meninas e para o cúmulo apaixonei-me por um dos cabeças do movimento “Diga não ao Johnny Bravo” ... e tudo que eu queria é que ele me visse com olhos de ver.

Não lembro quantas vezes chorei pelos cantos da escola, a caminho de casa, em casa e em todo lugar onde eu conseguia ficar sozinha. Até que no meu último ano de ensino secundário, eu decidi que seria a finalista mais bonita do baile. Com apenas 16 anos iniciei a minha jornada pelas dietas, depois de descobrir que ficar sem comer não me ajudava. Tentei várias, até que uma muito famosa começou a fazer efeito: a dieta do algodão.
Minha mãe é médica e se há algo que havia em excesso em minha casa, era algodão. Comecei a usar demais e quando a minha mãe começou a notar, eu disse que estava a trabalhar num projeto de escola. Perfeito! Mas na verdade, eu mergulhava o algodão em sumo de fruta como forma de me manter saciada e eliminar minha fome.

Esse ritual proporcionou uma perda de peso rápida, mas eu não me sentia satisfeita ainda que as pessoas começassem a elogiar-me. No espelho eu continuava a enxergar o “Bujão” que todos chamavam-me, mesmo que a balança indicasse 48kg. Para mim aquele peso era irreal, eu continuava a sentir-me gorda e isso aumentava ainda mais a vontade de continuar com a dieta.
As vezes vinha aquele sentimento de culpa por não conseguir enquadrar no padrão de beleza que a sociedade definiu, por não ser a definição de corpo perfeito que eu enxergava noutras raparigas ou o tipo de corpo que atraía os homens. Por conta disso, até já quis acabar com a minha vida várias vezes, como forma de eliminar esse vazio que tanto me sucumbia.

Comecei a ficar cada vez mais insegura com as minhas imperfeições e esqueci por completo da minha saúde, queria apenas ficar bonita e atingir o meu objetivo: caber no meu lindo vestido para o baile de finalistas, mesmo que isso custasse a minha vida.
O dia mais esperado chegou, eu estava deveras entusiasmada e muito bonita, mas os meus pais não conseguiam esconder o terror nos seus olhos. Eu estava muito magra, mas sentia-me gloriosa, pois tinha atingido os tão desejados 40kg que apenas permitiram que eu chegasse a porta do salão de festas... e então desmaiei.

Não lembro de quase nada, apenas sei que acordei em uma cama de hospital e a primeira coisa que vi foi a tristeza estampada no rosto dos meus pais, lágrimas e culpa.

- Como é que não consegui ajudar a minha própria filha? – disse a minha mãe mergulhada em lágrimas.

O médico aproximou-se e informou-nos que eu precisaria ficar mais algum tempo internada, pois de acordo com os relatórios a ingestão do algodão não só me enfraqueceu como também trouxe uma infeção intestinal grave. Eu estava demasiadamente frágil para continuar com os tratamentos em casa.

A vontade de garantir a aceitação dos outros levou-me ao abismo, entrei em depressão, fui obrigada passar por vários tratamentos e terapias. Um ano depois, para a felicidade dos meus pais e para o meu terror, finalmente comecei a ganhar os malditos kilos e uma aparência um tanto aceitável. Fui forte até onde deu, lutei com os meus sentimentos e com a essa sociedade padronizada, mas fui fraca. Aos 20 anos no meu terceiro ano de faculdade… tive uma recaída.
No princípio a justificação era: “Tenho muita coisa por fazer, não tenho tempo para nada”, mas bem lá no fundo eu sabia que era uma desculpa para não comer, porque o meu espelho gritava “Bujão! Bujão! Bujão!”.

Hoje, vivo confiando apenas na fé que me resta, com apenas 21 anos, 75% do meu cabelo se foi, a minha cor de canela morreu, dependo de um tubo de alimentação e peso 28kg. Neste momento encontro-me na mesma cama de hospital há nada menos que 3 meses e segundo os médicos, só um milagre de Deus poderá safar-me.
Esta manhã tive a segunda paragem cardíaca e pensei que fosse o meu ponto final. Não sejas como eu, não faças o que eu fiz ainda que te magoem as palavras dos donos da perfeição, sê fiel a quem tu és! Essa busca pela perfeição e por uma beleza fabricada pelas revistas e redes sociais, conduziu-me ao pior momento da minha vida. Eu maltratei o meu corpo, esquecendo-me que um corpo bonito é aquele que tem uma pessoa feliz.

Por favor, lembra-te sempre que: Conviver com as tuas imperfeições é a melhor dieta milagrosa!

Escrtito por: Sheila Faiane & Eunica Beatriz


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Memória e Reminiscência (lembrar e recordar)

Memórias, fragmentos de um tempo que se desfez com os ventos do passado, mas que permitiu-se deixar rastos para que de tudo um pouco eu carregasse no futuro. Memórias das trafulhices deixadas na infância, dos beijos mal beijados, dos “eu te amo” ditos em vão... memórias de um “eu”, que quisera eu ter ensinado que o mundo é mais fácil quando nos permitimos mais, quando amamos mais, quando queremos mais. Não existe um manual para vida. Talvez um Manuel! Então, eu me aconselharia a ouvir mais, deixar-me-ia envolver por cada palavra daqueles que em minha estúpida inocência um dia chamei intrometidos – os donos da razão, papá e mamã! Pois eles sabiam, eles sabiam e tudo que eu fiz foi fechar os meus ouvidos e fingir que era adulta o suficiente para não seguir seus mandamentos. Saudades, saudades do tempo em que a minha única preocupação era acordar e tentar ser feliz, ser sem noção sem me preocupar com o amanhã, pois o amanhã era apenas mais um dia. Mas ao mesmo tempo, ainda sinto

V A L É R I A

Meu nome é Valeria, tenho 30 anos, hoje afirmo veementemente que sou uma ex-prostituta e não tenho vergonha disso. Minha história não difere muito das outras, entrei nessa vida por opção e não por estar somente a passar por dificuldades. Sempre gostei de vida fácil, sei lá, desde criança que me puseram na cabeça que eu merecia um homem rico e que não precisava trabalhar – por conta da minha beleza e do meu corpo. Tudo começou quando me expus ao sexo pela primeira vez aos 15 anos, quando descobri que poderia ter tudo que quisesse, era só uma questão de dar uns minutinhos de prazer. Já perdi a conta de quantas vezes fui para cama com homens bem mais velhos, eles queriam-me a tempo inteiro e faziam de tudo por mim; tanto que hoje tenho carros, casas e sou feliz. Bem, feliz até ao momento que em que o candeeiro se apaga e fico à sós com a minha consciência, procurando o auxílio da ciência para tentar entender que força é essa que não me deixa entrar na abstinência de matar-me

Para Sempre Submissa

- Eu sei que ele me ama. Eu sei que ele me ama. Tenho certeza que é amor”  –  Repito vezes sem conta enquanto ele se prepara para dar-me mais uma bofetada. Nossa relação é assim, uma mistura de amor e ódio, mas damo-nos super bem do nosso jeito doce e picante.  Hoje ele acordou bem disposto e manso.  Fizemos amor como já não fazíamos há muito tempo, foi como na nossa primeira vez, gostoso e intenso. Milagrosamente tivemos uma manhã tranquila, tomamos banho juntos e ele até levou-me ao trabalho.  Durante o dia fomos trocando mensagens carinhosas com doces dizeres e muitas outras coisas que eu não sabia que ele ainda era capaz de falar. Quando eu menos esperava, chegou na minha sala um enorme buquê de dálias vermelhas (depois de tantos anos ele ainda sabia que eu amava dálias), fiquei eufórica, não me contive e mandei logo uma mensagem a agradecer pelo gesto. 1, 2, 3 horas se passaram e ele não disse mais nada. Quando chegou a minha hora de ir para casa, achei melhor