Avançar para o conteúdo principal

A Mulher Ideal | Confissões



Parece fácil ser mulher, não é? Acham que já nascemos formatadas, com tudo pré-definido: nascer, crescer, aprender desde pequena que o homem estará sempre acima de nós, que devemos respeitar sem questionamentos constantes, que a mulher é aquela que deve cuidar e manter o lar perfeito, ainda que por baixo das suas roupas carregue cicatrizes profundas. Vivemos e aprendemos que devemos nos instalar por trás deles e como sombras, servir de seu maior alicerce, mas não nos ensinam que o caminho a trilhar não é fácil e que devemos ser fortes até quando não mais nos aguentarmos em pé.

Minha mãe me ensinou também que devemos baixar sempre a cabeça, a razão a eles pertence e mesmo quando não a tiverem, devemos aceitar e fingir demência – dentro de casa os meus diplomas não servem para nada, eu sou chefe do portão para fora. Sim, eu cresci nesse tipo de lar e assisti minha mãe ser espezinhada todos os dias, ainda que cumprisse com todos os requisitos de mulher ideal: obediente, dona de casa, companheira e saco de pancadas físicas e/ou emocionais. A única diferença entre nós, é que eu aceito essas “políticas matrimoniais” impostas, mas não as consigo seguir na íntegra – honestamente, parece-me loucura desfazer-me completamente de mim por outra pessoa. Enfim, por conta disso, sou evangelizada todos os dias na tentativa de me fazerem entender que só assim serei feliz no meu lar.

Não sou do tempo dos casamentos arranjados, mas casei-me com um manhembana que o meu pai decidiu que era o homem certo para mim e por sorte os nossos santos bateram… pelo menos naquela altura parecia a oitava maravilha do mundo: trabalhador, batalhador, bonito, conservador e bastante atencioso, tão atencioso que penso que com o andar do tempo foi virando obsessão – não podia sequer cantar na casa de banho que homem já se punha a perguntar com que estava  falar. Tínhamos tudo para dar certo, as manias dele já não me aqueciam a cabeça, mas por outro lado, existia a mãe dele que não aprovava a nossa relação; para ela uma machope já mergulhada nas veias da cidade grande, não serve para o seu filho.

Era incrível como tudo que eu fazia por ele e até mesmo por ela, ou não era suficiente ou era inútil, eu nunca seria perfeita. No início ele defendia-me, ele era uma espécie de fiel escudeiro e durante três anos de casados, fomos felizes, batalhamos para ter tudo que contruímos até hoje e causávamos inveja a qualquer pessoa. Mas a família dele não gostava disso, de casal exemplar passamos a ser conotados como arrogantes, era como se eu os tivesse tirado a galinha dos ovos de ouro. Até virei feiticeira, diziam que eu era dona de uma cabana bem forte – para eles, ele estava cego e não era normal o seu comportamento: “Desde quando é que o Edú não ajuda a família, esse miúdo mudou muito. Alguma coisa está errada e só pode ser aquela feiticeira que nós mesmos fomos buscar”; era isso que eu ouvia quase sempre.

No início eu suportava, mas quando comecei a reclamar para ele, meu tão amado marido; quando o disse que estava cansada e que ele devia tomar uma posição, comecei a estragar tudo e me vi em um novo ambiente. Conheci um outro homem: incompressível e agressivo. Comecei a não entender nada, comecei a não perceber quem era aquele que se estava a relevar diante de mim. Não retruquei, não fiz braço de ferro e fiz aquilo que fui ensinada, fechei a boca e fui obediente… até onde pude. No início resultou, mas depois percebi que era trabalho de Marracuene, ele até parou de me tocar.

No princípio eu achava que o problema era o facto de Eduardo me ter posto como prioridade, mas depois percebi que havia ali muito fumo preto e só mais tarde tive certeza, quando a minha querida sogra esperou que ele viajasse a trabalho para acampar em minha casa durante uma semana – foi um inferno:

“Menina, estás a ficar velha e eu também, só que de maneiras diferentes. Eu não sei quem te disse que esse rabo vai manter o teu lar, mas se não ficares esperta vais perder e eu não vou me mexer. Eu quero netos, o tempo não é teu amigo e muito menos eu. E já gora, és uma péssima cozinheira e nem me ajudas em nada. Se não fosse aquela amiga do Edú a ir fazer rancho para mim, eu já estaria morta de fome e tu aqui, nessa riqueza!”

Amiga do Edú? Era tudo que eu conseguia pensar. Eduardo tinha uma amiga que fazia rancho para a minha sogra. Eu quis questionar, mas não o fiz, afinal de contas ela sabia o que estava a fazer.

Meses se passaram e então comecei realmente a notar mais mudanças de comportamento, mas não agi de cabeça quente, fui procurar a minha mãe que jazia em uma tumba esquecida no cemitério de Lhanguene. Chorei minha alma, pedi respostas, mas tenho certeza que onde quer que ela esteja, também está demasiadamente cansada para me ajudar.

Queria muito que a minha família me apoiasse, mas lembro-me todos os dias que no dia do meu casamento, o meu pai disse que a partir daquele dia não podia mais intervir nos assuntos que me diziam respeito. Esse tinha sido o acordo, esse tinha sido um dos pontos mais importantes do início da minha história, por isso muito tarde percebi que estava sozinha nessa luta e isso despertou uma rebeldia dentro de mim que eu sequer acreditava que existia – por causa de algumas cabeças de gado estou presa a uma vida que não me dá vontade? Temos lutado tanto, temos sido aquele casal que juntos juramos que jamais seriamos, pois queríamos ser o melhor exemplo para qualquer pessoa que nos rodeasse, mas nem tudo acontece como nos filmes.

Tornamo-nos completos estranhos, era como se eu tivesse perdido uma guerra que nunca devia ter começado. Nem faz sentido, mas é tudo porque ninguém tenta entender o meu lado, eu simplesmente não consiguia ter filhos e Eduardo escondia um segredo. Só existia uma única verdade, era ele quem não podia fazer filhos e eu me calei, calei por muito tempo e me cansei. Sentia-me só e havia quem me desse atenção, mas foi tanta atenção que acabei grávida e quando tentei ir embora, Eduardo quase acabou com a minha vida e disse que eu devia ficar, ele iria cuidar da meu filho, seria nosso. Eu sabia que ele somente queria ser bem visto pela sua família, mas também o amava... eu fiquei e fui espancada durante os 7 meses que Ghalib se aguentou no meu ventre.

Minhas manas, eu ainda me encontro no hospital e tenho medo de voltar para casa, para aquela vida que não me pertence. Eu tive de contar ao pai do meu filho e ele sugeriu que fugíssemos juntos, que cuidaria de mim, mas eu estou tão confusa agora. Não sei mais que caminho percorrer, penso tantas vezes em desistir de mim, mas aí seria uma declaração clara  da minha fraqueza e eu não sou esse tipo de mulher. O que eu faço? Por onde começo a acertar minha vida?

Escrito por: Sheila Faiane


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Memória e Reminiscência (lembrar e recordar)

Memórias, fragmentos de um tempo que se desfez com os ventos do passado, mas que permitiu-se deixar rastos para que de tudo um pouco eu carregasse no futuro. Memórias das trafulhices deixadas na infância, dos beijos mal beijados, dos “eu te amo” ditos em vão... memórias de um “eu”, que quisera eu ter ensinado que o mundo é mais fácil quando nos permitimos mais, quando amamos mais, quando queremos mais. Não existe um manual para vida. Talvez um Manuel! Então, eu me aconselharia a ouvir mais, deixar-me-ia envolver por cada palavra daqueles que em minha estúpida inocência um dia chamei intrometidos – os donos da razão, papá e mamã! Pois eles sabiam, eles sabiam e tudo que eu fiz foi fechar os meus ouvidos e fingir que era adulta o suficiente para não seguir seus mandamentos. Saudades, saudades do tempo em que a minha única preocupação era acordar e tentar ser feliz, ser sem noção sem me preocupar com o amanhã, pois o amanhã era apenas mais um dia. Mas ao mesmo tempo, ainda sinto

V A L É R I A

Meu nome é Valeria, tenho 30 anos, hoje afirmo veementemente que sou uma ex-prostituta e não tenho vergonha disso. Minha história não difere muito das outras, entrei nessa vida por opção e não por estar somente a passar por dificuldades. Sempre gostei de vida fácil, sei lá, desde criança que me puseram na cabeça que eu merecia um homem rico e que não precisava trabalhar – por conta da minha beleza e do meu corpo. Tudo começou quando me expus ao sexo pela primeira vez aos 15 anos, quando descobri que poderia ter tudo que quisesse, era só uma questão de dar uns minutinhos de prazer. Já perdi a conta de quantas vezes fui para cama com homens bem mais velhos, eles queriam-me a tempo inteiro e faziam de tudo por mim; tanto que hoje tenho carros, casas e sou feliz. Bem, feliz até ao momento que em que o candeeiro se apaga e fico à sós com a minha consciência, procurando o auxílio da ciência para tentar entender que força é essa que não me deixa entrar na abstinência de matar-me

Para Sempre Submissa

- Eu sei que ele me ama. Eu sei que ele me ama. Tenho certeza que é amor”  –  Repito vezes sem conta enquanto ele se prepara para dar-me mais uma bofetada. Nossa relação é assim, uma mistura de amor e ódio, mas damo-nos super bem do nosso jeito doce e picante.  Hoje ele acordou bem disposto e manso.  Fizemos amor como já não fazíamos há muito tempo, foi como na nossa primeira vez, gostoso e intenso. Milagrosamente tivemos uma manhã tranquila, tomamos banho juntos e ele até levou-me ao trabalho.  Durante o dia fomos trocando mensagens carinhosas com doces dizeres e muitas outras coisas que eu não sabia que ele ainda era capaz de falar. Quando eu menos esperava, chegou na minha sala um enorme buquê de dálias vermelhas (depois de tantos anos ele ainda sabia que eu amava dálias), fiquei eufórica, não me contive e mandei logo uma mensagem a agradecer pelo gesto. 1, 2, 3 horas se passaram e ele não disse mais nada. Quando chegou a minha hora de ir para casa, achei melhor